domingo, maio 06, 2007

Papa X Aborto


A visita do Papa Bento XVI, na próxima semana tem como objetivo canonizar Frei Galvão, mas não deixa de ser oportuna para reafirmar os valores católicos para os brasileiros, pois há uma preocupação-o crescimento de outras religiões, principalmente a evangélica, acarretando numa diminuição da igreja católica e de sua influência.
A vinda de Ratzinger ao Brasil está suscitando diversos debates, entre eles o aborto, pois após a legalização do aborto em Portugal, e mais recentemente na Cidade do México, e também a declaração do ministro da saúde, José Gomes Temporão, ao sugerir a realização de um plebiscito para decidir sobre a legalização do aborto no país, a pauta feminista mais explorada nos últimos dias esta sendo essa.
Uma questão muito delicada, pois para o catolicismo o papel da mulher ainda é ser esposa e mãe, isto é, seu destino é ser submissa ao homem, sem direito a escolher. Papa declarou que sua vinda ao Brasil tem como objetivo principal “a mobilização dos cristãos, pedindo o direito à vida, do começo ao fim”, pois "os ataques no mundo todo estão se estendendo e se multiplicando, assumindo formas diferentes e as pressões para a legalização do aborto na América Latina e nos países em vias de desenvolvimento são cada vez mais fortes".
A preocupação do Vaticano faz sentido quando é constatada a perda de católicos assumidos no país e de sua influência na vida das pessoas, isto é, muitos católicos questionam valores ortodoxos da igreja como o não uso de camisinhas, pílulas, divórcio e questões como eutanásia, uniões homossexuais e o aborto. Para Ratzinger as mudanças nesses valores são uma “ameaça a vida”.
Além do questionamento dos próprios católicos, mudanças sociais vêm ocorrendo desde a última visita de um papa ao Brasil. O aumento no nível de escolaridade das mulheres tem ampliado sua visão com relação ao seu papel na sociedade ao mesmo tempo em que o país avançou no debate em torno dos direitos sexuais e reprodutivos.
Apesar disso, os resultados obtidos com a canonização de frei Galvão e a visita do Papa estão na pauta da grande mídia e, ao mesmo tempo o objetivo da Igreja é abrir espaço para o discurso de condenação ao aborto em qualquer circunstância (voluntário ou permitido em lei), exaltar a maternidade e apontar o lugar das mulheres na família, na igreja e na sociedade, isto é , o resultado dessa visita deve deixar um rastro ainda mais conservador no Brasil.
A questão é compreender o aborto como uma questão de saúde pública, pois existe em grandes números no Brasil, de forma ilegal e matando mulheres por suas péssimas condições, em torno de um milhão de abortos são realizados por ano no Brasil. A legalização do aborto ainda é um tabu cultural, em grande parte por imposição da Igreja - pois a mulher é mera reprodutora, sem direito a escolher - e também pela falta de informação da sociedade. Deve-se suscitar o debate, fora de preconceitos e valores ortodoxos e sim com consciência.

Melina Félix
Coordenadora do GT gênero da ONG Hoc Tempore

Nenhum comentário: