terça-feira, janeiro 23, 2007

Conselho de Medicina regulamenta uso da pílula do dia seguinte

O Conselho Federal de Medicina resolveu aceitar o uso do chamado anticoncepcional de emergência, apelidado de pílula do dia seguinte, e publicou resolução para regulamentar a aplicação do método.
De acordo com a resolução, publicada no último dia 17 de janeiro, o anticoncepcional de emergência será utilizado como método alternativo para a prevenção da gravidez, por não provocar danos ou interrupção da mesma.
Cabe ao médico a responsabilidade pela prescrição do medicamento, que é tomado depois da relação sexual, a fim de impedir o impacto negativo da gravidez não planejada e suas conseqüências na Saúde Pública.

Um comentário:

Jaque Machado disse...

A pílula do dia seguinte sempre foi comercializada descriminalizadamente, a questão deve ser julgada e receber uma atenção profunda é a uma questão mais séria: o aborto medicinal. Enquanto o ministério da saúde se preocupa em oficializar uma medicação de "prevenção imediata", milhares de mulheres têm sofrido a conseqüência da clandestinidade do aborto medicinal, comercializado ilegalmente, mas amplamente usado por mulheres de todo o país. A conseqüencia do uso da medicação, além do aborto, pode vir a ser a esterilidade, infecções sérias, e até mesmo a morte em casos mais raros.
Está na hora de abrir os olhos e querer enxergar a situação vergonhosa que conceitos ultrapasados (arraigados no moralismo religioso e facetado pelo direito brasileiro) colocam as mulheres do país.


Parabéns pelo blog Melina, está muito bom!

Abraço,

Jaque Machado