quarta-feira, outubro 25, 2006

As mulheres dizem não as transnacionais!!!

O dia 17 de Outubro, representa o principal dia de luta da Marcha Mundial de Mulheres durante o ano, sempre contra a pobreza e opressão machista. Neste ano, é denunciando o poder das transnacionais sobre o corpo feminino, que nos impõe a beleza, a perfeição corporal, como sinônimo de felicidade.
Na sociedade consumista em que vivemos, onde os meios de comunicação impõe que a mulher feliz não pode ser “feia”, está dado um padrão de beleza cultivado em horas diárias nas academias, além de silicones e plásticas. Pois o corpo representa a nossa imagem à oferecer ao próximo, nisso a busca pela perfeição é o principal objetivo, tornando o corpo mero objeto da vaidade, onde as mulheres se sentem obrigadas a gastar muito dinheiro em busca dessa perfeição, e assim alimentando os lucros das transnacionais.
Além disso, as indústrias de remédios também lucram muito nessa eterna ilusão pelo corpo perfeito, os antidepressivos, moderadores de apetite são os campeões de vendas. Muitas pensam que o consumo desses remédios irá garantir bem - estar e uma aparência perfeita, sendo difícil para as mulheres terem autonomia para decidir o que é saudável.
A principal luta da Marcha Mundial de Mulheres é mudar a vida das mulheres, em busca da igualdade de gênero. Nisso a conscientização é a principal tarefa, pois quando a maioria das mulheres se rebelarem contra esse sistema opressivo é que ocorrerá a verdadeira mudança. A sociedade que as mulheres merecem, deve romper com esses padrões de consumo que são impostos, baseado na perfeição do corpo, deve promover igualdade de direitos, sem opressão, com liberdade e autonomia para as mulheres.

Melina Félix

Nenhum comentário: