domingo, dezembro 03, 2006

Questão de gênero no Brasil:resultados e perspectivas

“O governo Lula começou com a criação da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e da Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Igualdade Racial. A existência destas Secretarias, até certo ponto, permitiu avanços sob a forma setorializada de organização do Estado, de concepção, planejamento, desenvolvimento e avaliação das políticas públicas. Estes organismos funcionaram como pequenas cunhas dentro da estrutura setorial, na medida em que problematizaram o caráterestrutural das desigualdades de gênero e raça, dentro de uma máquina político administrativa resistente às mudanças.”
"Hoje, como há quatro anos, os ônus das injustiças sociais continuAam recaindo pesadamente sobre a população feminina, especialmente aquela parcela sujeita a múltiplas formas de discriminação. O sexismo, o racismo e o trabalho precário persistem, distanciando muitas mulheres, como é o caso das trabalhadoras domésticas, de conquistas históricas da classe trabalhadora"
"A quase totalidade dos programas e ações governamentais no âmbito federal, exatamente porque não incorpora a perspectiva de gênero, nem a perspectiva de raça, reproduz as desigualdades geradas pelos sistemas patriarcal e racista. Com isto, não queremos dizer que as políticas públicas têm por objetivo promover o racismo e a inferiorização das mulheres; mas, sim, denunciar o fato de que a concepção pretensamente neutra dos programas e ações governamentais façam com que estes sistemas de dominação continuem operando sem resistências e, portanto reproduzindo desigualdades."
"Para os movimentos de mulheres, é um grande desafio combater o estreitamento da esfera política. Trata-se de ampliar os espaços democráticos, pela abertura e consolidação de mecanismos de participação e controle social sobre o Estado, para um efetivo compartilhamento do poder. E mais do que isto, de dar nova feição ao poder, hoje quase que exclusivamente branco, masculino e heterossexual."
- Trechos de entrevista de Guacira de Oliveira, Ong cfemea

Um comentário:

Lucio disse...

oi..
olha a notícia aqui:
http://www.presidencia.gov.br/noticias/ultimas_noticias/spm2811/

Liderança feminina no Governo Federal é tema de livro

A participação da mulher no mercado de trabalho tem aumentado de forma linear. A absorção de mão-de-obra feminina tem sido superior à masculina em todas as fases recentes da economia brasileira, com um aumento de 15% por década. No entanto, a representação social do poder e liderança de mulheres no topo da carreira no governo federal não acompanha o ritmo de crescimento do mercado de trabalho.

Essas conclusões fazem parte do livro “Mulheres no topo de carreira: flexibilidade e persistência”, da professora da Universidade de Brasília (UnB) Tânia Fontenele-Mourão, que será lançado pela Secretaria Especial de Política para as Mulheres (SPM), na próxima segunda-feira, dia 4 de dezembro, a partir das 19h, no Foyer da Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional, em Brasília.

bye